quarta-feira, maio 04, 2011

Secretaria de Direito Econômico pede informações à Sony do Brasil sobre ataque à PSN

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), da Secretaria de Direito Econômico pediu nesta terça-feira (3) para que a Sony do Brasil libere informações sobre consumidores brasileiros que foram vítimas da invasão ocorrida entre os dias 17 e 19 abril nos servidores que guardam os dados da PlayStation Network, Qriocity e Sony Online Entertainment (SOE).

O DPDC determina que a Sony repasse, em até dez dias corridos, informações sobre que tipo de dados pessoais foram objetos da violação, quantos brasileiros foram atingidos e que espécie de modificações serão feitas no sistema a fim de evitar futuras falhas de segurança.

Em resposta à agência de notícias Reuters, o secretário de Direito Econômico, Vinícius Carvalho disse "A gente quer saber quantos consumidores brasileiros estão envolvidos no problema".

Segundo o secretário, dependendo do que as investigações concluírem, a Sony do Brasil pode até ser multada. A empresa tem o prazo de dez dias para apresentar as informações.

UOL Jogo procurou a Sony, porém até o momento da publicação desta notícia não teve resposta.

Queda no PSN e vazamento de dados

O PlayStation Network está com seus serviços offline em todo o mundo desde o dia 21 de abril, o que impossibilita que os jogadores utilizem os modos online de seus games, além de não conseguirem rodar games que usam autenticação online, casos de "Bionic Commando Rearmed 2" e "Final Fight: Double Impact". Outros problemas incluem também a falha na sincronização de troféus e acesso a loja PlayStation Store.

O motivo para o apagão da PSN foi uma "intrusão externa" da rede entre os dias 17 e 19 de abril. Segundo a Sony os dados de cerca de 77 milhões de usuários podem ter sido comprometidos, entretanto, a empresa afirma que ainda investiga o caso.

Depois de muita especulação sobre o vazamento de dados dos cartões de crédito dos usuários da PlayStation Network terem vazado ou não, Kaz Hirai, presidente da Sony Computer Entertainment Inc, declarou que 10 milhões de contas da rede tinham dados de cartões de crédito e que, mesmo não havendo provas, estes dados podem ter caído nas mãos de cibercriminosos.

A empresa prometeu que a rede vai voltar em funcionamento ainda nesta semana e que vai conceder a todos os usuários 1 mês de acesso à PlayStation Plus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário