A primeira novidade é que em Mass Effect 3 sua equipe será menor. Os games anteriores tinham uma necessidade de posse maior, mas este vai priorizar os relacionamentos entre os personagens. Isso não quer dizer que algumas figuras desaparecerão, apenas que você não poderá mais controlá-las. Se determinado personagem sobreviveu ao final de Mass Effect 2, então você provavelmente irá encontrá-lo em algum lugar da galáxia. A sequência apresentará novos planetas (embora isto seja óbvio), incluindo mundos que foram apenas citados nos dois primeiros jogos.
E por falar em mundos, a Bioware promete que serão grandes. Os Reapers, raça de máquinas cyber-orgânicas e vilões do jogo, são enormes e precisam de mais espaço para acomodá-los, gerando corredores mais largos e vastos ambientes abertos para batalhas dramáticas, talvez nos maiores cenários construídos com o motor Unreal.
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Para aprofundar a experiência de RPG, as armas serão mais detalhadas e customizáveis. Modulares, elas poderão ter até cinco modificações em diferentes aspectos, como zoom, capacidade e impacto da munição através de peças novas, e poderão ser ajustadas a diferentes situações, dependendo do contexto. Além disso, receberão um novo tratamento sonoro, para soar de acordo com as partes usadas e os ambientes em que forem utilizadas.
Apesar de estar num avançado processo de desenvolvimento, Mass Effect 3 só será lançado no primeiro trimestre de 2012, para PlayStation 3, Xbox 360 e PCs.
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